28/11/2019
O “Seminário e Ação Cívico-Social é brincando que se Aprende” foram realizados durante as últimas quatro semanas. A atividade, que foi dividida em preparação teórica, pesquisa de campo, gincana solidária e apresentação de resultados, teve sua culminância no mês de novembro, dentro da programação do “III Simpósio Sul-Americano de Pesquisa Científica da FUPAC-Unipac de Uberaba”.
Sob a coordenação do professor François Silva Ramos, Doutor em Ciências da Educação e Pós-Doutor em Psicologia, o “Seminário e Ação Cívico-Social é brincando que se Aprende” foram inspirados no método intuitivo de Pestalozzi, que foi concebido com o intuito de tornar mais eficiente o ensino.
A proposta do método intuitivo presente no “Seminário e Ação Cívico-Social é brincando que se Aprende” abrangeu três acepções: 1) proporcionar ao aluno a aquisição uma ideia abstrata, 2) colocar um objeto concreto diante dele, e 3) educar através dos seus sentidos, proporcionando-lhe ver, observar, tocar e discernir as qualidades do objeto.
Durante as quatro semanas de desenvolvimento da atividade, o professor PhD. François Ramos proporcionou aos discentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Comercial e Logística da FUPAC – Unipac de Uberaba a oportunidade de, no contexto das disciplinas Sociologia Geral e Jurídica e Ciências Sociais e Multiculturalismo, se dedicarem à pesquisa de campo para conhecer a realidade de uma instituição do Terceiro Setor: a Creche Comunitária Creche Comunitária Hipólita Tereza Eranci.
Pestalozzi acreditava que além de bom em seu estado natural, como afirmava Rousseau, o ser humano traz consigo o germe da sabedoria e da virtude, sendo responsabilidade da educação promover o desenvolvimento dessa semente, ou seja, das potencialidades naturais do indivíduo. Esse é justamente o objetivo alcançado com “Seminário e Ação Cívico-Social é brincando que se Aprende”.
O trabalho desenvolvido permitiu aos discentes melhor compreenderem a importância das Ciências Sociais no atendimento às demandas presentes na cidade e como a educação pode trazer mais alegria à vida das pessoas. Ação culminou com a apresentação de sessão de comunicação oral aberta a toda a comunidade e com uma gincana que arrecadou 160 brinquedos que foram doados à Creche Comunitária Creche Comunitária Hipólita Tereza Eranci.