Seminário e ação cívico-social inspirada em Pestalozzi promove educação e solidariedade na UNIPAC de Uberaba

28/11/2019

O “Seminário e Ação Cívico-Social é brincando que se Aprende” foram realizados durante as últimas quatro semanas. A atividade, que foi dividida em preparação teórica, pesquisa de campo, gincana solidária e apresentação de resultados, teve sua culminância no mês de novembro, dentro da programação do “III Simpósio Sul-Americano de Pesquisa Científica da FUPAC-Unipac de Uberaba”.

Sob a coordenação do professor François Silva Ramos, Doutor em Ciências da Educação e Pós-Doutor em Psicologia, o “Seminário e  Ação Cívico-Social é brincando que se Aprende” foram inspirados no método intuitivo de Pestalozzi, que foi concebido com o intuito de tornar mais eficiente o ensino.

A proposta do método intuitivo presente no “Seminário e Ação Cívico-Social é brincando que se Aprende” abrangeu três acepções: 1) proporcionar ao aluno a aquisição uma ideia abstrata, 2) colocar um objeto concreto diante dele, e 3) educar através dos seus sentidos, proporcionando-lhe ver, observar, tocar e discernir as qualidades do objeto.

Durante as quatro semanas de desenvolvimento da atividade, o professor PhD. François Ramos proporcionou aos discentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Comercial e Logística da FUPAC – Unipac de Uberaba a oportunidade de, no contexto das disciplinas Sociologia Geral e Jurídica e Ciências Sociais e Multiculturalismo, se dedicarem à pesquisa de campo para conhecer a realidade de uma instituição do Terceiro Setor: a Creche Comunitária Creche Comunitária Hipólita Tereza Eranci.

 Pestalozzi acreditava que além de bom em seu estado natural, como afirmava Rousseau, o ser humano traz consigo o germe da sabedoria e da virtude, sendo responsabilidade da educação promover o desenvolvimento dessa semente, ou seja, das potencialidades naturais do indivíduo. Esse é justamente o objetivo alcançado com “Seminário e Ação Cívico-Social é brincando que se Aprende”.

O trabalho desenvolvido permitiu aos discentes melhor compreenderem a importância das Ciências Sociais no atendimento às demandas presentes na cidade e como a educação pode trazer mais alegria à vida das pessoas. Ação culminou com a apresentação de sessão de comunicação oral aberta a toda a comunidade e com uma gincana que arrecadou 160 brinquedos que foram doados à Creche Comunitária Creche Comunitária Hipólita Tereza Eranci.

Artigos relacionados

Av. Leopoldino de Oliveira, 4245 - Fabrício, Uberaba - MG CEP: 38050-590

(34) 3326-5600

9 9655-3597

Segunda a Sexta (Exceto Feriados): 12:00 às 22:30h Sábados: 08:00 às 12:00h

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support