Presidente
Bonifácio José Tamm de Andrada
Bonifácio Andrada é professor universitário na área de Direito Constitucional e da Ciência Política. É também um homem público com vários mandatos parlamentares e com atuação destacada na Assembléia Constituinte de 1988 e no Congresso Constituinte Estadual de Minas em 1967 e em 1970. Exerceu, neste Estado, as Secretarias de Educação, de Administração e do Interior e Justiça.
Bonifácio Andrada é professor aposentado da UNB de Brasília, professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG – e da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, da qual também é Reitor licenciado. Foi fundador de várias entidades educacionais em Minas Gerais, inclusive da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC.
É autor de várias obras, dentre elas:
- Parlamentarismo e Evolução Brasileira;
- Direito Constitucional, Pronunciamentos e Estudos;
- Jornada Parlamentar;
- Revolução de 1930, marco histórico;
- Parlamentarismo e Realidade Nacional;
- Parlamento e sua crise no Fim do Século;
- Estudos de Direito Constitucional e Ciência Política;
- Direito Partidário: Comentários na Legislação em Vigor;
- Ciência Política, Ciência do Poder;
- Ciência Política e seus aspectos atuais;
- Elementos da Ciência Política;
- A Educação nas Constituições Latino-americanas”
- Observações sobre o Ensino Universitário.
É membro da Academia Mineira de Letras e do Instituto de História e Geografia de Minas Gerais. Tem participado de simpósios em vários países da Europa, Ásia, África e América, e realizado conferências especialmente na Alemanha e na França, entre outros, sobre temas jurídicos e políticos. Ocupa, ainda, a cadeira 34 da Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas.
Em sua atuação parlamentar, destaca-se como jurista e técnico em questões constitucionais e políticas, tendo exercido Liderança do Governo e Presidência da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Na Assembléia Nacional Constituinte, foi um dos líderes do chamado “Centrão” e membro da Comissão de Sistematização e Redação da Constituição de 1988. Foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de outras comissões, tendo exercido também a Procuradoria Parlamentar da Câmara dos Deputados.
Atualmente
Atualmente, preside os trabalhos do Grupo de Consolidação da Legislação Brasileira, foi um dos relatores do Projeto do Novo Código Civil e da Emenda que institui o Parlamentarismo. É representante do Brasil no Parlamento Latino-Americano, onde exerceu função na Comissão Jurídica Internacional. E agora, é Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Comunicação do Parlatino. Também é Diretor Executivo de Estudos e Pesquisas do Instituto Teotônio Vilela, vinculado ao PSDB.
Bonifácio de Andrada, vice-presidente nacional do PSDB, exerce o sétimo mandato na Câmara dos Deputados, após quatro mandatos como Deputado Estadual na Assembléia Legislativa de Minas Gerais e um mandato como vereador em sua terra natal, a cidade de Barbacena. No momento, a atuação de Bonifácio de Andrada se destaca na luta para resolver o problema do professorado mineiro, ao criar faculdades de educação com o Curso Normal Superior em várias cidades do interior de Minas Gerais, garantindo a esses profissionais da educação o exercício de suas atividades, após 2006. Também na Câmara dos Deputados, é um dos que se destacam nos embates pela Reforma Política.
Nascido em Barbacena, Minas Gerais, é casado com Amália Borges de Andrada, de cujo matrimônio tem oito filhos. Representa a quinta geração de parlamentares brasileiros da família Andrada, que de pai para filho participam da vida parlamentar no País desde 1821, com a interrupção de apenas oito anos, no século passado.
Outras Informações
O Deputado Bonifácio de Andrada é descendente direto do Patriarca José Bonifácio de Andrada e Silva e representa a 5ª Geração de Parlametares Brasileiros que de pai para filho servem o Parlamento Brasileiro desde 1821. O seu pai e seu avô, ambos também com o nome José Bonifácio, exerceram a liderança na Câmara na década 1920 e 1970, assim como outros ancestrais.
Viagens
A vários países da Europa, Ásia e África, Estados Unidos. Participando de Simpósios e realizando conferências especialmente na Alemanha e na França, entre outros.
Condecorações
- Medalha Barão do Rio Branco (Itamaraty);
- Medalha do Mérito do Tribunal Superior do Trabalho;
- Medalha do Mérito Militar da Marinha;
- Medalha do Mérito Militar do Exército;
- Medalha do Mérito Militar da Aeronáutica;
- Medalha da Inconfidência de Minas Gerais;
- Grande Medalha do Governo do Chile e de várias outras entidades brasileiras;
- Cidadão Honorário de vários municípios mineiros;