Pedagogia

O curso

Tempo de duração do curso: 4 semestres

Turno: Noturno Semestral

Carga Horária Total: 3.280 h

Titulação: Licenciatura

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberaba procura atender às expectativas da comunidade local e regional, no que diz respeito à formação de um pedagogo atualizado e autônomo em suas decisões, que possa constantemente avaliar a sua própria atuação, na perspectiva da criação de uma nova ordem social. O curso propicia a formação do profissional que cuida, educa, administra a aprendizagem, alfabetiza em múltiplas linguagens, estimula e prepara para continuidade do estudo, participa da gestão escolar, imprime sentido pedagógico a práticas escolares e não escolares e compartilha os conhecimentos adquiridos na sua prática.

O Curso pretende formar profissionais com princípios ético-democráticos condizentes com uma prática não discriminatória, não excludente, que valoriza a diversidade, respeita a multiculturalidade, enxergando o educando como sujeito ativo de seu processo formativo e cidadão político, histórico e interventivo do contexto sócio-político e econômico, e que, ao mesmo tempo, entende a aplicabilidade do cuidar e do educar crianças desde o zero ano de idade.

Dica do Profissional de Pedagogia

O licenciado em Pedagogia é o responsável pela formação de crianças na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, de jovens e adultos e em outras etapas do desenvolvimento educacional, segundo o Ministério da Educação (MEC).

O MEC ainda reforça que pedagogos podem atuar como professores, pesquisadores e gestores de instituições de ensino. Pessoas formadas na Licenciatura em Pedagogia ainda podem trabalhar em empresas de consultoria, editoras de livros didáticos, produtoras de cursos a distância, escolas de idiomas, treinamento em empresas privadas, espaços como hospitais, bibliotecas, museus e brinquedotecas.

Segundo o jornal O Dia, o curso de Pedagogia é o terceiro mais buscado no país e o primeiro entre as licenciaturas.

Conforme o Censo da Educação Superior 2016, a Licenciatura em Pedagogia tinha 679.286 alunos matriculados no país, ficando atrás somente de Direito e Administração.

Verdades e Mitos

“Para ser professor precisa ter dom e vocação”

MITO

Você não precisa nascer com isso dentro de você. É possível desenvolver técnicas de didática e de oratória durante a sua vida.

Porém, é preciso ter essas habilidades dominadas quando você vai começar a atuar no mercado de trabalho.

Você pode não ter a prática ainda, mas precisa saber como passar o conhecimento para uma criança.

“Matéria dada é matéria aprendida”

MITO

Quando você lida com crianças pequenas, é muito normal que algumas não acompanhem o ritmo de aprendizado da turma.

Um professor não é aquele que termina o conteúdo no final do ano. É aquele que faz com que todos os seus alunos aprendam a matéria do ano e desenvolvam toda a sua capacidade.

“A gratidão é a maior recompensa de um professor”

VERDADE

Num país onde vemos vários vídeos de professores sendo desrespeitados pelos alunos em sala de aula, é importantíssimo tocar nesse assunto.

Todo mundo sabe que nenhum professor é milionário. Mas nenhum (ou quase nenhum) deles está ali com essa intenção.

O que faz com que um professor ou pedagogo continue motivado na sua função é saber que está fazendo a diferença na vida de um aluno e do país! Mais do que isso, saber que a sua tarefa foi cumprida quando vê os alunos que passaram pela sua sala de aula e hoje são bons cidadãos e seres humanos de bem.

Advogados, Engenheiros, Médicos, Designers, Publicitários ou Filósofos. Todos foram orientados por um pedagogo.


Dúvidas Frequentes

Perfil do Egresso

Os egressos do Curso de Pedagogia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberaba serão profissionais habilitados a atuar na Educação Básica como docentes de Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, nos conteúdos pedagógicos do Ensino Médio, bem como atuar na organização do processo educativo das unidades escolares, nos projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento em diversas áreas da educação, em contextos educativos não escolares, tendo a docência como base obrigatória de sua formação e identidade profissional.

Assim, deverão ter uma sólida formação, com saberes e conhecimentos substanciais para sua atuação ética e competente no mercado de trabalho, quer seja na docência, nos espaços gestores, na assessoria, na consultoria, quer seja nos mais diferentes processos pedagógicos em todos os ambientes educacionais, tanto em instituições particulares ou públicas.

Sendo a ação educar/formar uma ação eminentemente social e política, cabe ao Pedagogo um dos principais papéis na organização, sistematização e desenvolvimento das capacidades científicas, éticas, culturais e tecnológicas na formação de um povo cidadão.

Áreas de Atuação

O profissional licenciado em Pedagogia poderá atuar desempenhando as atividades referentes à docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, como:

  • pesquisar temas relacionados à educação;
  • planejar, supervisionar, orientar e participar da gestão da educação e do ensino na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais em escolas e empresas;
  • participar na produção e difusão de conhecimento científico e tecnológico do campo educacional;
  • elaborar proposta pedagógica;
  • propor e executar programas de capacitação de professores;
  • elaborar e coordenar projetos de recuperação de estudos para alunos com menor rendimento;
  • articular a participação de pais, alunos, professores, funcionários e outros na construção do Projeto Político Pedagógico da escola.

Além da atuação em instituições de ensino públicas e privadas, o egresso do curso de Pedagogia pode ainda atuar em áreas como:

  • associações de bairro, movimentos sociais e ONG’s, na educação não-formal;
  • empresas privadas, em processos de treinamento em recursos humanos;
  • hospitais, auxiliando o tratamento de crianças com a utilização da brinquedoteca;
  • editoras, coordenando ou acompanhando o processo de publicação de obras didáticas e paradidáticas.

Coordenadora

Sirlene de Castro Oliveira

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2002)
Especialista em Psicopedagogia, Inspeção Escolar e Educação para a Ciência
Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1998)
Pesquisadora do CNPq/FAPEMIG na área de História e Historiografia da Educação pela UFU, de 1997 a 2002.
Formação em Filosofia para Crianças e Adolescentes pelo CBFC (São Paulo).
Atualmente é Diretora pedagógica do Ensino Fundamental II e professora de Arte e Filosofia para Crianças e Adolescentes no ensino fundamental I e II da Escola Criativa de Uberaba.
Membro Fundador Vitalício da Academia de Letras do Brasil – ALB, seccional de Uberaba, ocupando a cadeira de nº 11(2018).

Sirlene de Castro Oliveira

Currículo Lattes

scastrooliveira@gmail.com

sirlecastro@yahoo.com.br

​_

Documentos Institucionais

Temos certeza que este curso é para você

Faça a sua inscrição no vestibular agora mesmo e dê o primeiro passo para o seu futuro


Fale conosco saiba mais





Av. Leopoldino de Oliveira, 4245 - Fabrício, Uberaba - MG CEP: 38050-590

(34) 3326-5600

9 9655-3597

Segunda a Sexta (Exceto Feriados): 12:00 às 22:30h Sábados: 08:00 às 12:00h

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support