Logística

O curso

Tempo de duração do curso: 2 anos

Turno: Noturno – Semestral

Carga Horária Total: 1.780 hs

Titulação: Tecnólogo

O Curso Superior de Tecnologia em Logística, da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberaba foi implantando visando formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica, empreendedora, engajamento ético e responsabilidade social, comprometidos com a produtividade, com a gestão do conhecimento, com a qualidade de vida das pessoas, com a sustentabilidade, com o desenvolvimento social e econômico do país. O curso está focado para a formação de profissionais capazes de atuar como gestores na área de compras, almoxarifado, estoque, suprimento em geral, distribuição de mercadorias, prestação de serviços em empresas dos segmentos do comércio, indústria e serviços; tanto do varejo como do atacado; apoio às empresas de exportação e importação, atuando em toda a comunidade portuária. Enfim, formar profissionais com conhecimentos e habilidades relativas às atividades logísticas, dotados de base para a atualização profissional constante, que permita superar os desafios e soluções criativas para as atividades inerentes à Logística nas esferas da administração dos setores público e privado.

Dica do Profissional de Logística

Fique atento às novas tecnologias

O setor de logística demanda o emprego de tecnologias para que seus processos sejam perfeitamente executados, por isso todos que trabalham na área precisam estar atentos às inovações tecnológicas capazes de tornar o cotidiano no setor mais eficiente.

Sendo assim, se você deseja se tornar um profissional de alta performance e ter seu trabalho reconhecido, comece a pesquisar sobre as novidades do setor, bem como entender as funções de cada novo equipamento lançado no mercado.

Conheça o negócio em que está inserido

Se você está em busca de um emprego na área ou se busca se destacar na empresa, uma das primeiras providências a serem tomadas deve ser pesquisar e conhecer profundamente o negócio em que está inserido.

Em outras palavras, conheça a história da empresa, o tipo de produto e serviço com que trabalha, os parceiros, os concorrentes e o que a empresa tem de diferente que pode ser explorado no mercado.

Invista em capacitação

A harmonia entre experiência e conhecimento é o que forma um bom profissional de logística, realmente antenado com as novidades e preparado para lidar com as mais diversas situações.

Nesse sentido, nossa terceira dica é que você invista em cursos, graduações e especializações. Uma excelente opção são os cursos tecnólogos, que são graduações mais focadas e com duração inferior a um curso superior convencional.

Aprenda novos idiomas

Nos dias de hoje, falar um segundo idioma é uma exigência de quase toda profissão. No entanto, para o profissional de logística isso se torna ainda mais relevante.

A logística está intimamente relacionada ao comércio exterior e, por isso, o inglês pode ser o seu grande diferencial. Lembre-se de que investir em sua formação é uma das decisões mais importantes, pois você estará se tornando um profissional diferenciado e imprescindível para a empresa.

Saiba trabalhar sob pressão

Conforme dito, essa é uma área muito dinâmica e que exige respostas rápidas de quem lida com esses processos. Não raras vezes, o profissional de logística deverá tomar decisões sob pressão, se desdobrar para cumprir prazos e atender a questões urgentes.

Nesse cenário, resta saber que trabalhar sob pressão é essencial para a correta execução de suas tarefas, posto que isso fará de você uma pessoa mais concentrada, eficiente e estrategista.

Mercado de trabalho

O mercado para este profissional é amplo. “Em um país do tamanho do Brasil, tudo tem de ser muito bem planejado. Uma boa gestão da área de logística aumenta a eficiência e reduz custos”, diz Romeu Zarske de Mello, coordenador do curso da Univali, em Itajaí (SC). Segundo ele, as empresas ainda estão começando a organizar suas áreas de Logística, o que é favorável para esse graduado.

Ele é contratado por estabelecimentos dos setores de comércio, indústria e agronegócio para negociar fretes, lidar com o armazenamento de mercadorias e fazer estudos sobre terceirização da logística a fim de elevar a lucratividade. Também atua com transporte de carga e sua roteirização, e importação e exportação de mercadorias, cuidando da documentação exigida nessas operações. Pode, ainda, dar consultoria na área. Grandes centros urbanos, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, são os melhores mercados.


Dúvidas Frequentes

Perfil do Egresso

O profissional egresso do CST em Logística da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberaba, está apto a exercer funções de gerência, através do desenvolvimento de suas habilidades e por meio da capacidade em agregar valores, convertendo a visão estratégica em ações inovadoras. Pode ser membro de uma organização, sendo analista ou coordenador do departamento de logística, com capacidade para atuar nas rotinas e procedimentos das áreas de produção, abastecimento, distribuição, transportes, expedição, materiais, almoxarifado, planejando estoques, compras, etc., contribuindo para a organização empresarial com a aplicação de seus conhecimentos em melhoria da qualidade de serviços, produtos e gestão de projetos.

Áreas de Atuação

Empresas de variados segmentos precisam de profissionais de Logística, como comércio, indústria e agronegócio. O mercado de trabalho inclui portos, empresas ferroviárias, centros de distribuição, companhias de encomendas, aeroportos, terminais de cargas, transportadoras e indústrias de medicamentos. Dentro da instituição, o funcionário pode atuar na controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado, além de outros setores corporativos.

São muitas as atividades que podem ser desenvolvidas, dentre elas a negociação de fretes, controle do armazenamento de mercadorias, transporte, planejamento de carga e até importação e exportação de produtos. Conheça algumas delas:

Armazenagem
Determinar e colocar em prática as melhores condições de armazenagem para os produtos ou materiais. Nesta função, o profissional de Logística precisa considerar o espaço, temperatura ideal, tipo de produto e período de circulação.

Estoque
O processo de estocagem envolve aplicar os processos de organização, controlar entrada e saída de mercadorias e criar relatórios de compras e vendas. O funcionário que exerce esta função trabalha com sistemas que permitem que a diretoria da empresa tenha acesso constante à situação atualizada de seus estoques.

Manutenção de informação
É nesse setor que as informações de custo e desempenho da empresa tramitam para a realização das transações diárias. O levantamento dos custos é crucial para todas as atividades do negócio, haja visto que, quando é muito elevado, impacta na lucratividade do negócio.

Compras
A identificação e o relacionamento com fornecedores, cotações e negociações de preços e prazos são algumas das atividades desenvolvidas pelo profissional.

Processamento de pedidos
Garantir a entrega no prazo é tudo. É preciso ter controle desde o primeiro momento em que um pedido é realizado e mobilizar esforços para garantir sua rápida e segura entrega — tarefa desse setor de processamento de pedidos.

Gestão
Gerenciar centros de distribuição, controlando todos os processos a eles relacionados. Entre as atribuições do gestor, estão a contratação de funcionários, armazenamento, transporte de mercadoria e supervisão geral do setor.

Transporte
É a área que engloba de um a dois terços dos custos logísticos. Sem o transporte, nada pode ser feito, pois garantir seu bom funcionamento assegura a produção, a distribuição e a comercialização dos produtos. Um bom profissional consegue ainda avaliar e melhorar a cadeia logística e as opções de transporte, para reduzir custos e ampliar a competitividade das empresas.

Gestão da frota
Essa área é voltada para empresas que possuem frota própria. Ela se baseia na análise de desempenho dos veículos, decisão de renovação dos transportes utilizados, acompanhamento da emissão de poluição e gestão da manutenção.

Supply chain management
O gerenciamento da cadeia de suprimentos pode ser considerado como uma evolução da logística. Nessa área, deixa-se de acompanhar apenas os processos internos e se estende o olhar para os parceiros de negócios (fornecedores e transportadoras).
O objetivo é alcançar a integração entre as partes, de modo a gerar mais eficiência nos processos e garantir o aumento da satisfação dos clientes e sua fidelização. A vantagem dessa gestão é que todos os envolvidos na sua cadeia de abastecimento trabalham de maneira integrada e passam a atuar em conjunto, tornando as operações mais sólidas e aumentando a competitividade do grupo.

Coordenador

Prof. Maurício Wanderley Max – Especialista em Controladoria e Finanças pela FCETM
Graduação em Administração pela FECTM

Prof. Maurício Wanderley Max

Currículo Lattes

mauricio@unipacdeuberaba.edu.br

mauriciowmax@hotmail.com

Documentos Institucionais

Temos certeza que este curso é para você

Faça a sua inscrição no vestibular agora mesmo e dê o primeiro passo para o seu futuro


Fale conosco saiba mais





Av. Leopoldino de Oliveira, 4245 - Fabrício, Uberaba - MG CEP: 38050-590

(34) 3326-5600

9 9655-3597

Segunda a Sexta (Exceto Feriados): 12:00 às 22:30h Sábados: 08:00 às 12:00h

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support