Direito

O curso

Tempo de duração do curso: 5 anos

Turno: Noturno – Semestral

Carga Horária Total: 4.000 hs

Titulação: Bacharel em Direito

O Curso de Direito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberaba foi implantado visando formar um profissional dotado de visão ontológica, epistemológica, holística e axiológica. E esses valores devem delinear o eixo norteador do curso qual seja: Cidadania e Justiça Social como instrumentos na construção de uma sociedade empreendedora, ética e igualitária, com compromisso acadêmico e uma releitura crítica da história brasileira, tendo como marco teórico o paradigma do Estado Democrático de Direito, que redimensiona as novas relações jurídicas em face da complexidade da sociedade contemporânea e globalizada.

O Curso de Direito visa, sobretudo a construção coletiva do saber jurídico, promovendo a formação integral do profissional do direito, conscientizando-o do seu perfil social e político, como cidadão e agente transformador da sociedade.

Dica do Profissional de Direito

Ao traçar os objetivos profissionais é comum termos dúvidas de quais habilidades e competências são necessárias para alcançá-las. Na carreira de Direito isso não é diferente! Confira algumas dicas que podem te ajudar a começar a carreira do jeito certo.

Comunicação

Tanto advogados que trabalham em escritórios quanto os autônomos precisam ter uma ótima escrita e oratória, mas para se comunicar bem é necessário ser claro e objetivo. Evite usar frases ambíguas e lembre-se que boa comunicação não significa uso de muitas palavras, tanto escritas quanto faladas.

Leitura

Leia muito! A leitura é a base para uma boa fala e escrita.

Planejamento

Tenha planejamento para tudo: desde a sua agenda até o caminho que você irá fazer para chegar ao fórum. Ao ter um planejamento você sabe quais são os próximos passos consegue estar ciente dos possíveis riscos.

Fidelização

Tenha um bom relacionamento com os clientes, pois tão importante quando conquistá-los é fidelizá-los. Ter clientes satisfeitos é a maneira mais rápida, e de baixo custo, para aumentar o número de clientes.

Fluência no inglês

Muitas empresas estão buscando mercados externos, e assim como em outras áreas, a advocacia está cada vez mais especializada. Ter inglês fluente pode fazer toda a diferença na carreira e pode abrir portas para novos mercados.

Resolvedor de problemas

O volume de processos aumenta a cada dia e o Judiciário não consegue acompanhar esse crescimento. Saiba incentivar a mediação e conciliação para diminuir a dependência da Justiça, ou seja, encaminhe a solução dos problemas sem precisar depender do juiz.

Especialize-se

Com a área de Direito cada vez mais competitiva é preciso estudar e se especializar cada vez mais. E mesmo com o mercado saturado, há carência de bons advogados. Então, especialize-se e estude sempre!

Mercado de trabalho

Há duas grandes carreiras: Advocacia e Carreira Jurídica. Cada uma oferece várias áreas de especialização e atuação.

ADVOCACIA

Representar empresas, instituições ou indivíduos e defender seus interesses e direitos nas seguintes áreas:

  • Arbitragem internacional: resolver disputas comerciais, fiscais e aduaneiras entre governos, empresas ou instituições de diferentes países;
  • Direito civil: representar interesses individuais e particulares em ações referentes a propriedade e posse de bens, questões familiares ou transações comerciais. A área engloba várias especializações: direito das pessoas, dos bens, dos fatos jurídicos, de família, das coisas, das obrigações e das sucessões;
  • Direito administrativo: aplicar a legislação que regulamenta órgãos e poderes públicos em sua relação com a sociedade;
  • Direito ambiental: trabalhar com questões que envolvam a relação do homem com o meio ambiente;
  • Direito comercial: intermediar as relações jurídicas no comércio. Aplicar as legislações federal, estaduais e municipais na abertura, no funcionamento e no encerramento de estabelecimentos comerciais;
  • Direito do consumidor: aplicar as normas que concedem aos cidadãos direitos perante fornecedores de bens e serviços;
  • Direito contratual: representar pessoas físicas ou jurídicas na elaboração e na assinatura de contratos de compra e venda de bens ou serviços;
  • Direito de propriedade intelectual: defender os direitos de autores sobre sua obra e protegê-los de roubos e falsificações;
  • Direito digital: analisar as questões jurídicas ligadas ao uso da informática e às relações entre usuários, agentes e fornecedores, como provedores de internet, empresas de softwares, bancos e lojas virtuais;
  • Direito penal ou criminal: preparar e apresentar a defesa ou acusação em ações referentes a crimes ou contravenções contra pessoas físicas ou jurídicas;
  • Direito trabalhista e previdenciário: representar pessoas ou empresas em disputas entre empregado e empregador, questões sindicais ou de previdência social;
  • Direito tributário: cuidar de princípios e normas relativos à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores.

Carreira Jurídica

Atuar em órgãos públicos de um município, de um estado ou da União, conduzindo investigações ou acompanhando e fazendo a intermediação do julgamento de ações ou processos. Há quatro áreas:

  • Advocacia pública: defender cidadãos que não podem pagar processos judiciais. Atuar como procurador municipal, estadual ou da União, representando seus interesses, zelando pela legalidade dos atos do Poder Executivo em ações como licitações e concorrências públicas;
  • Delegacia de polícia: elaborar inquéritos policiais, chefiar investigações e emitir documentos públicos;
  • Magistratura: julgar processos e expedir mandados de prisão, de busca ou apreensão. O juiz federal julga causas de interesse da União que envolvam tributos federais e previdência social. O juiz da Justiça comum decide conflitos entre pessoas físicas, jurídicas e o poder público que não digam respeito à União, como questões de família e de tributos estaduais e municipais.
  • Ministério público: defender os interesses da sociedade perante o juiz, promover ações penais, apurar responsabilidades e fiscalizar o cumprimento das leis. O promotor de Justiça representa os interesses dos portadores de deficiência e dos ausentes. Tutela direitos da criança, do adolescente e da família e ocupa-se das causas sociais, como defesa do ambiente, dos direitos do consumidor e do patrimônio cultural e histórico. Como procurador da Justiça, o bacharel exerce essas mesmas funções, só que em tribunais.

Dúvidas Frequentes

Perfil do Egresso

O Curso de Direito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberaba projeta o perfil do bacharel alicerçado em sólida formação geral e humanística, capaz de analisar e articular conceitos, princípios e argumentos, mediante postura critico-reflexiva que favoreça a interpretação e valoração dos fenômenos jurídicos e sociais. Esses predicados o capacitam para o trabalho em equipe, favorecem a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do exercício da cidadania.
O egresso do Curso de Direito da nossa faculdade está preparado para entender e construir soluções diante da realidade dos conflitos sociais e seus desdobramentos. Assim como, está apto a enfrentar as novas demandas jurídicas e exercer plenamente a profissão, na medida em que seus conhecimentos sobre o Direito são sólidos e calcados em uma efetiva prática da profissão. Pode-se se dizer que ele domina as bases do Direito, enfrenta a ordem jurídica vigente, analisando e pensando soluções mais adequadas em confronto com o meio social.

Áreas de Atuação

O Bacharel em Direito formado pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberaba poderá atuar nas seguintes atividades:

ADVOCACIA

Representar empresas, instituições ou indivíduos e defender seus interesses e direitos nas seguintes áreas:

Arbitragem internacional 

Resolver disputas comerciais, fiscais e aduaneiras entre governos, empresas ou instituições de diferentes países.

Direito civil 

Representar interesses individuais e particulares em ações referentes a propriedade e posse de bens, questões familiares ou transações comerciais. A área engloba várias especializações: direito das pessoas, dos bens, dos fatos jurídicos, de família, das coisas, das obrigações e das sucessões.

Direito administrativo 

Aplicar a legislação que regulamenta órgãos e poderes públicos em sua relação com a sociedade.

Direito ambiental 

Trabalhar com questões que envolvam a relação do homem com o meio ambiente.

Direito comercial 

Intermediar as relações jurídicas no comércio. Aplicar as legislações federal, estaduais e municipais na abertura, no funcionamento e no encerramento de estabelecimentos comerciais.

Direito da tecnologia da informação 

Analisar as questões jurídicas ligadas ao uso da informática e às relações entre usuários, agentes e fornecedores, como provedores de internet, empresas de softwares, bancos e lojas virtuais.

Direito do consumidor 

Aplicar as normas que concedem aos cidadãos direitos perante fornecedores de bens e serviços.

Direito contratual 

Representar pessoas físicas ou jurídicas na elaboração e na assinatura de contratos de compra e venda de bens ou serviços.

Direito de propriedade intelectual 

Preservar e defender os direitos de autores sobre sua obra e protegê-los de roubos e falsificações.

Direito penal ou criminal 

Preparar e apresentar a defesa ou acusação em ações referentes a crimes ou contravenções contra pessoas físicas ou jurídicas

Direito trabalhista e previdenciário 

Representar pessoas ou empresas em disputas entre empregado e empregador, questões sindicais ou de previdência social.

Direito tributário 

Cuidar de princípios e normas relativos à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores.

CARREIRA JURÍDICA 

Atuar em órgãos públicos de um município, de um estado ou da União, conduzindo investigações ou acompanhando e fazendo a intermediação do julgamento de ações ou processos. Há quatro áreas:

Advocacia pública 

Defender cidadãos que não podem pagar processos judiciais. Atuar como procurador municipal, estadual ou da União, representando seus interesses, zelando pela legalidade dos atos do Poder Executivo em ações como licitações e concorrências públicas.

Delegacia de polícia 

Elaborar inquéritos policiais, chefiar investigações e emitir documentos públicos.

Magistratura 

Julgar processos e expedir mandados de prisão, de busca ou apreensão. O juiz federal julga causas de interesse da União que envolvam tributos federais e previdência social. O juiz da Justiça comum decide conflitos entre pessoas físicas, jurídicas e o poder público que não digam respeito à União, como questões de família e de tributos estaduais e municipais.

Ministério público 

Defender os interesses da sociedade perante o juiz, promover ações penais, apurar responsabilidades e fiscalizar o cumprimento das leis. O promotor de Justiça representa os interesses dos portadores de deficiência e dos ausentes. Tutela direitos da criança, do adolescente e da família e ocupa-se das causas sociais, como defesa do ambiente, dos direitos do consumidor e do patrimônio cultural e histórico. Como procurador da Justiça, o bacharel exerce essas mesmas funções, só que em tribunais.

Coordenador

MURILLO SAPIA GUTIER

Mestre em Direito Público pela PUC-MG
Especialista em Direito Civil pela PUC Minas
Especialista em Direito Ambiental pela UNIFRAN
Graduação em Direito pela UNIUBE
Professor da Pós-graduação em Direito da IMEPAC/MG, UNIUBE/MG, UNIT/SE e UNICERP/MG
Pesquisador da USP-RP, no Grupo GEPESADES.

Advogado Militante

Prof. Murillo Sapia Gutier

Currículo Lattes:

murillo@gutier.adv.br

www.murillogutier.com.br

Documentos Institucionais

Temos certeza que este curso é para você

Faça a sua inscrição no vestibular agora mesmo e dê o primeiro passo para o seu futuro


Fale conosco saiba mais





Av. Leopoldino de Oliveira, 4245 - Fabrício, Uberaba - MG CEP: 38050-590

(34) 3326-5600

9 9655-3597

Segunda a Sexta (Exceto Feriados): 12:00 às 22:30h Sábados: 08:00 às 12:00h

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support