O campo de atuação para o profissional da Contabilidade é bastante diversificado, podendo atuar nas seguintes áreas:
Contador em escritórios
O profissional de contabilidade pode atuar em diversos locais, como empresas ou escritórios.
Empresário da Contabilidade
Sem dúvida, a área onde há maior concentração é na atividade contábil.
Analista
O cargo de analista contábil ou financeiro oferece um rendimento médio para o contador, que precisa estar formado e registrado no Conselho Regional de Contabilidade para assumir a função.
Auditor
Exercendo Auditoria Interna, sendo empregado da empresa; ou Auditoria Externa, como autônomo ou em empresa de auditoria. A Auditoria Interna pode ser voltada exclusivamente para controles internos, como também pode estar voltada para Auditoria de Sistemas ou Auditoria de Gestão. O Auditor Independente, da mesma forma que Auditor Interno, é uma das profissões que mais cresce na área contábil.
Consultor
A consultoria contábil permite às entidades, buscarem esporadicamente especialistas em determinadas áreas a um custo menor que a manutenção de um funcionário permanente. À medida que o profissional se especializa numa determinada área, há um mercado considerável para prestação de serviços de consultor: tributos, comércio exterior, contabilidade aplicada, processamento de dados, custos, sistemas, análise financeira, etc.
Perito contábil
Participar de perícias contábeis, judiciais e extrajudiciais, assim como auditorias e outras atribuições, são privativas dos profissionais contábeis (Resolução CFC nº 560/83 -Art. 3º). Também pode ser trabalho de perito contábil a apuração de haveres e avaliação de direitos e obrigações do acervo patrimonial de quaisquer entidades, em vista de liquidação, fusão, cisão, expropriação no interesse público, transformação ou incorporação dessas entidades, bem como em razão de entrada, retirada, exclusão ou falecimento de sócios, entre outras. A área de Perícia Contábil, diretamente ligada ao campo de direitos, das ações judiciais e extrajudiciais, requer atenção curricular e metodológica nos cursos de Contabilidade.
Cargos de gestão
Gerente Financeiro, Controller, Diretoria
Profissional em órgãos públicos
Os órgãos públicos também precisam de contadores. Sendo assim, esse profissional pode fazer concurso para prefeituras, governos estaduais, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Contas, Ministério Público, entre outros. De maneira geral, irá atuar como Contador Público, Auditor do Setor Público e Analista de Finanças e Controle.
Em outras áreas
Investigador de Fraudes Contábeis, Pesquisador Contábil, Escritor Contábil, Professor, Conselheiro Controller, Controlador de Arrecadação, Escriturador Contábil e Fiscal, Fiscal de Tributos, Conferencista, Parecerista, são alguns exemplos de funções comuns aos contadores.