Ciências contábeis

O curso

Tempo de duração do curso: 4 anos

Turno: Noturno – Semestral

Carga Horária Total: 3.040 hs

Titulação: Bacharel em Contabilidade

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberaba forma profissionais com elevada competência técnica, crítica, ética e social, capazes de conceber e consolidar os modelos de gestão proativa de informações contábil-gerenciais, desenvolvidas com base no controle do patrimônio, das sua mutações e dos resultados das entidades públicas e privadas, bem como nos princípios e normas legais vigentes, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

 

Dica do Profissional de Ciência Contábeis

O perfil do Contador moderno é o de um indivíduo que precisa absorver muitos conhecimentos, pois acumula elevadas responsabilidades.

Recentemente, o Diário do Comércio, de Belo Horizonte, publicou uma pesquisa de mercado sobre remunerações, e o melhor salário de todas as profissões liberais era a do Contador. É preciso, todavia, que o profissional tenha consciência de que a maior remuneração exige qualidade de trabalho e que esta se consegue com conhecimento, com estudo, com aplicação.

Importância do curso

Weygller Bernardes da Silva, ingressou no curso de Ciências Contábeis em agosto de 2011, na FUPAC – UNIPAC de Uberaba/MG, concluiu o mesmo em julho de 2015. Durante o decorrer do curso foi convidado por grandes nomes do mercado contábil a iniciar sua carreira na área e tem se destacado a cada dia neste seguimento. Atualmente atua como Analista Contábil Sênior na Distribuidora Rio Branco de Petróleo Ltda. empresa do ramo de comercialização e distribuição de combustíveis para postos. “O mercado tem crescido gradativamente e precisamos estar preparados para acompanhar a evolução. Após a conclusão da graduação junto a FUPAC – UNIPAC de Uberaba, fiz duas pós-graduações e não pretendo parar por aqui, a UNIPAC de Uberaba abriu um leque de oportunidades na minha carreira profissional, sou eternamente grato a Deus por isso” destaca o ex-aluno.


Dúvidas Frequentes

Perfil do Egresso

O Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberaba busca oferecer aos alunos uma ampla formação técnico-científica, cultural, humanística e crítica, além de capacitá-lo a atuar como agente de estudo, controle e maximização da riqueza patrimonial, apresentando pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural, contemplando as peculiaridades profissionais e o contexto social em que estão inseridos.

Áreas de Atuação

O campo de atuação para o profissional da Contabilidade é bastante diversificado, podendo atuar nas seguintes áreas:

Contador em escritórios
O profissional de contabilidade pode atuar em diversos locais, como empresas ou escritórios.

Empresário da Contabilidade
Sem dúvida, a área onde há maior concentração é na atividade contábil.

Analista
O cargo de analista contábil ou financeiro oferece um rendimento médio para o contador, que precisa estar formado e registrado no Conselho Regional de Contabilidade para assumir a função.

Auditor
Exercendo Auditoria Interna, sendo empregado da empresa; ou Auditoria Externa, como autônomo ou em empresa de auditoria. A Auditoria Interna pode ser voltada exclusivamente para controles internos, como também pode estar voltada para Auditoria de Sistemas ou Auditoria de Gestão. O Auditor Independente, da mesma forma que Auditor Interno, é uma das profissões que mais cresce na área contábil.

Consultor
A consultoria contábil permite às entidades, buscarem esporadicamente especialistas em determinadas áreas a um custo menor que a manutenção de um funcionário permanente. À medida que o profissional se especializa numa determinada área, há um mercado considerável para prestação de serviços de consultor: tributos, comércio exterior, contabilidade aplicada, processamento de dados, custos, sistemas, análise financeira, etc.

Perito contábil
Participar de perícias contábeis, judiciais e extrajudiciais, assim como auditorias e outras atribuições, são privativas dos profissionais contábeis (Resolução CFC nº 560/83 -Art. 3º). Também pode ser trabalho de perito contábil a apuração de haveres e avaliação de direitos e obrigações do acervo patrimonial de quaisquer entidades, em vista de liquidação, fusão, cisão, expropriação no interesse público, transformação ou incorporação dessas entidades, bem como em razão de entrada, retirada, exclusão ou falecimento de sócios, entre outras. A área de Perícia Contábil, diretamente ligada ao campo de direitos, das ações judiciais e extrajudiciais, requer atenção curricular e metodológica nos cursos de Contabilidade.

Cargos de gestão
Gerente Financeiro, Controller, Diretoria

Profissional em órgãos públicos
Os órgãos públicos também precisam de contadores. Sendo assim, esse profissional pode fazer concurso para prefeituras, governos estaduais, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Contas, Ministério Público, entre outros. De maneira geral, irá atuar como Contador Público, Auditor do Setor Público e Analista de Finanças e Controle.

Em outras áreas
Investigador de Fraudes Contábeis, Pesquisador Contábil, Escritor Contábil, Professor, Conselheiro Controller, Controlador de Arrecadação, Escriturador Contábil e Fiscal, Fiscal de Tributos, Conferencista, Parecerista, são alguns exemplos de funções comuns aos contadores.

Coordenadora

Especialização em GESTÃO PÚBLICA pela UNIPAC
Especialização em GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS pela UNIPAC
Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela FCETM

Prof. Maria Antonia Borges

Currículo Lattes

diretoriaacademica@unipacdeuberaba.edu.br

maborgesunipac@gmail.com

Documentos Institucionais

Temos certeza que este curso é para você

Faça a sua inscrição no vestibular agora mesmo e dê o primeiro passo para o seu futuro


Fale conosco saiba mais





Av. Leopoldino de Oliveira, 4245 - Fabrício, Uberaba - MG CEP: 38050-590

(34) 3326-5600

9 9655-3597

Segunda a Sexta (Exceto Feriados): 12:00 às 22:30h Sábados: 08:00 às 12:00h

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support