Alunos do NPJ da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberaba – FUPAC/UNIPAC realizam júri simulado

25/11/2019

Estudantes do 9º período do curso de Direito da UNIPAC de Uberaba-MG, realizaram no dia 13 de novembro de 2019, na Associação Comercial, Industrial, e de Serviços de Uberaba – ACIU, um júri simulado sob a coordenação dos professores Glays Marcel Costa e Luís Fernando Alves Silva (coordenador do Núcleo de Prática Jurídica) .

O tradicional evento é uma estratégia metodológica de amplo significado pedagógico para docentes e discentes, do curso de direito, cuja finalidade é entrelaçar a teoria com a prática tornando o processo ensino e aprendizagem criativo, prazeroso e motivador.

A atividade proposta oportunizou aos alunos o estudo de um caso criminal verídico ocorrido na cidade de Uberaba e por meio deste trabalho puderam desenvolver habilidades e competências inerentes à magistratura, advocacia e ministério público alicerçadas nos conhecimentos da vida acadêmica.

A realização do julgamento despertou o poder de investigação dos alunos e o mergulho no direito material e processual penal, para a construção de teses de defesa e acusação, aplicadas em uma audiência real com peças jurídicas bem representadas.

O conhecimento científico, técnico, humano e político do professor orientador Glays Marcel Costa foi essencial para o êxito deste trabalho, na medida em que forneceu aos alunos ferramentas capazes de destrinchar o processo em estudo interligando-o ao conteúdo curricular vivenciado na prática.

Mais do que isso, evidenciou que o curso de Direito da UNIPAC não é uma mera transmissão de conceitos, leis, súmulas, jurisprudências e, sim, uma proposta política, filosófica e pedagógica que permite não só formar bacharéis em direito, mas formar cidadãos competentes e atuantes que buscam a paz, a justiça social e o resgate da dignidade humana.