Terça, 10 de julho 2018 fonte: Acessoria e Marketing

Alunos e Professores da UNIPAC participam do VII Festival Literário de Araxá - FLIAraxá 2018

No dia 30 de junho último, professores e alunos da Faculdade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC de Uberaba, participaram do VII Festival Literário de Araxá – FLIAraxá –, sob o tema “Alma, Leitura e Revolução”, realizado no Tauá Grande Hotel de Araxá (27/06 a 1°/07).
A excursão para o referido festival, que faz parte do Projeto “Vivências Culturais”, foi organizada pelas professoras Delcira Soares e Tânia Ulhôa, através do curso de Pedagogia, coordenado pela professora Sirlene de Castro Oliveira e contou com a presença de professores e alunos do referido curso, além de pessoas da comunidade local e regional, inclusive profissionais da educação das redes pública e privada. Participou também do evento a professora do curso de Direito da instituição, Dra. Mônica Cecílio Rodrigues.
O tradicional evento ocorreu sob uma organização impecável, uma programação riquíssima, uma diversificada infraestrutura, um excelente suporte logístico e com a presença de incontáveis autores brasileiros e internacionais (escritores, jornalistas, atores, ilustradores, etc.) e intelectuais convidados que, juntamente com o público, tiveram a oportunidade de refletir sobre ideias diversas, através de um debate democrático e pacífico.
O evento ofereceu uma programação infantil e uma adulta que incluiu debates, painéis, oficinas, teatro, exposições, contação de histórias, shows de música, sessões de autógrafos e uma grande diversidade gastronômica.
A escolha dos convidados, segundo os organizadores, acompanhou o movimento do mundo – inesperado, beligerante, atávico, distópico e supreendentemente acelerado, pois nunca se viveu tanto tudo, nunca tudo foi tão cruzado, holístico.
Dois grandes autores brasileiros foram os patronos dessa sétima edição do festival: Guimarães Rosa (que nascia há 110 anos) e Graciliano Ramos (que publicava o clássico “Vidas Secas” há 80 anos).
Duas grandes damas da literatura brasileira foram as autoras homenageadas e se fizeram presentes: Ana Maria Machado e Marina Colasanti.
O patrono local foi o poeta João Rios Montandon e a autora local homenageada foi Leila Ferreira.
A UNIPAC de Uberaba propõe iniciativas originais de incentivo à leitura e, especialmente, voltadas para a leitura literária que desperta em todos o senso crítico e criativo, a experimentação estética do ouvir e ler em espaços diversos.