Quarta, 08 de novembro 2017 fonte:

UNIPAC DE UBERABA REALIZOU EXCURSÃO CULTURAL A INHOTIM E BELO HORIZONTE

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberaba – UNIPAC de Uberaba, através do Projeto “Vivências Culturais”, promoveu, nos dias 27 a 29 últimos, viagem cultural ao Centro de Arte Contemporânea de Inhotim e a Belo Horizonte, coordenada pelas professoras Tânia Ulhoa e Delcira Soares, com programação voltada para as áreas das Artes Plásticas, do Artesanato e da Gestão Ambiental.

As excursões culturais da UNIPAC têm, nesta atividade, o desenvolvimento de atividades integradas e interdisciplinares e que respondem às questões de conhecer, vivenciar e estabelecer hábitos culturais em sua ampla expressão artística, histórica e socioambiental.

A excursão contou com a presença de alunos dos cursos de Pedagogia e Administração. Também marcaram presença nesta excursão, a professora e coordenadora do curso de Pedagogia, Sirlene de Castro Oliveira, além de pessoas da comunidade local e regional: alunos egressos, pais, familiares e amigos de alunos, profissionais da educação das redes pública e privada.

No roteiro foram realizadas as atividades de observação e apreciação às galerias do Complexo Museológico de Arte Contemporânea de Inhotim, situado no município de Brumadinho, em Minas Gerais. Também com o apoio de monitores locais foram visitados o Jardim Botânico e o viveiro educador com a descrição de espécies de plantas medicinais, aromáticas, típicas da nossa flora brasileira. Dentro da Gestão Ambiental foram explicitados os processos de formação do Parque Ecológico e sua constante ampliação e renovação das Galerias de Artes integradas ao ambiente natural preservado de forma sustentável.

Em Belo Horizonte, com a visita ao centro da capital, foi possível conhecer a tradicional Feira de Artes e Artesanato da Afonso Pena, com a exposição e comércio livre de pinturas a óleo, aquarelas, entalhes em madeira inclusive em cascas de árvores. O reaproveitamento de materiais como metal e plástico para produzir artesanalmente objetos desde utensílios domésticos, mobiliários, bijuterias entre outros. Tapetes e acessórios de ornamentação, confeccionados em tear, além de degustar dos pratos típicos das diversas regiões do Brasil.

A UNIPAC de Uberaba expressa, a partir dessa iniciativa, sua missão de formadora de pessoas para além da graduação técnica, mas e, principalmente, de profissionais inseridos conscientemente ao universo socioeconômico e cultural, num diálogo constante e compartilhado com sua comunidade.