Reitor

Bonifácio José Tann de Andrada (Reitor licenciado)

Bonifácio Andrada é professor universitário na área de Direito Constitucional e da Ciência Política. É também um homem público com vários mandatos parlamentares e com atuação destacada na Assembléia Constituinte de 1988 e no Congresso Constituinte Estadual de Minas em 1967 e em 1970. Exerceu, neste Estado, as Secretarias de Educação, de Administração e do Interior e Justiça.

Bonifácio Andrada é professor aposentado da UNB de Brasília, professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG - e da Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC, da qual também é Reitor licenciado. Foi fundador de várias entidades educacionais em Minas Gerais, inclusive da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC.

É autor de várias obras, dentre elas:

  • Parlamentarismo e Evolução Brasileira;
  • Direito Constitucional, Pronunciamentos e Estudos;
  • Jornada Parlamentar;
  • Revolução de 1930, marco histórico;
  • Parlamentarismo e Realidade Nacional;
  • Parlamento e sua crise no Fim do Século;
  • Estudos de Direito Constitucional e Ciência Política;
  • Direito Partidário: Comentários na Legislação em Vigor;
  • Ciência Política, Ciência do Poder;
  • Ciência Política e seus aspectos atuais;
  • Elementos da Ciência Política;
  • A Educação nas Constituições Latino-americanas"
  • Observações sobre o Ensino Universitário.

É membro da Academia Mineira de Letras e do Instituto de História e Geografia de Minas Gerais. Tem participado de simpósios em vários países da Europa, Ásia, África e América, e realizado conferências especialmente na Alemanha e na França, entre outros, sobre temas jurídicos e políticos. Ocupa, ainda, a cadeira 34 da Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas.

Em sua atuação parlamentar, destaca-se como jurista e técnico em questões constitucionais e políticas, tendo exercido Liderança do Governo e Presidência da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Na Assembléia Nacional Constituinte, foi um dos líderes do chamado "Centrão" e membro da Comissão de Sistematização e Redação da Constituição de 1988. Foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de outras comissões, tendo exercido também a Procuradoria Parlamentar da Câmara dos Deputados.

Atualmente, preside os trabalhos do Grupo de Consolidação da Legislação Brasileira, foi um dos relatores do Projeto do Novo Código Civil e da Emenda que institui o Parlamentarismo. É representante do Brasil no Parlamento Latino-Americano, onde exerceu função na Comissão Jurídica Internacional e, agora, é Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Comunicação do Parlatino. Também é Diretor Executivo de Estudos e Pesquisas do Instituto Teotônio Vilela, vinculado ao PSDB.

Bonifácio de Andrada, vice-presidente nacional do PSDB, exerce o sétimo mandato na Câmara dos Deputados, após quatro mandatos como Deputado Estadual na Assembléia Legislativa de Minas Gerais e um mandato como vereador em sua terra natal, a cidade de Barbacena. No momento, a atuação de Bonifácio de Andrada se destaca na luta para resolver o problema do professorado mineiro, ao criar faculdades de educação com o Curso Normal Superior em várias cidades do interior de Minas Gerais, garantindo a esses profissionais da educação o exercício de suas atividades, após 2006. Também na Câmara dos Deputados, é um dos que se destacam nos embates pela Reforma Política.

Nascido em Barbacena, Minas Gerais, é casado com Amália Borges de Andrada, de cujo matrimônio tem oito filhos. Representa a quinta geração de parlamentares brasileiros da família Andrada, que de pai para filho participam da vida parlamentar no País desde 1821, com a interrupção de apenas oito anos, no século passado.

Outras Informações

O Deputado Bonifácio de Andrada é descendente direto do Patriarca José Bonifácio de Andrada e Silva e representa a 5ª Geração de Parlametares Brasileiros que de pai para filho servem o Parlamento Brasileiro desde 1821. O seu pai e seu avô, ambos também com o nome José Bonifácio, exerceram a liderança na Câmara na década 1920 e 1970, assim como outros ancestrais.

Viagens

A vários países da Europa, Ásia e África, Estados Unidos, participando de Simpósios e realizando conferências especialmente na Alemanha e na França, entre outros.

Condecorações

Medalha Barão do Rio Branco (Itamaraty), Medalha do Mérito do Tribunal Superior do Trabalho, Medalha do Mérito Militar da Marinha, Medalha do Mérito Militar do Exército, Medalha do Mérito Militar da Aeronáutica, Medalha da Inconfidência de Minas Gerais, Grande Medalha do Governo do Chile e de várias outras entidades brasileiras, Cidadão Honorário de vários municípios mineiros.


Voltar



Horários de Atendimento
Segunda a Sexta (Exceto Feriados): 12:00 às 22:30h
Sábados: 08:00 às 12:00h
Informações de contato
Fone: (34) 3326 5600 / Fax: (34)3326-5600
Rua Senador Pena, 521 / Centro
Cep: 38010-400 / Uberaba - MG

Copyright © 2009, UNIPAC Uberaba