CPA

Resultados - CPA

Avaliação Funcionários
Avaliação Institucional Alunos
Avaliação Institucional Professores
Boletim Informativo CPA em Ação
Gráfico Avaliação
Relatório Final da Autoavaliação 2010-2012 - 1
Relatório Final da Autoavaliação 2010-2012 - 2
Relatório Final da Autoavaliação 2010-2012 - 3
Relatório Final de Autoavaliação - 2013-2014
Relatório Final de Autoavaliação - 2015
Relatório Final de Autoavaliação - 2016

Apresentação - CPA

A Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade UNIPAC de Educação, Estudos Sociais e Ciências Jurídicas de Uberaba, ao encaminhar esta Proposta de Avaliação Institucional ao Ministério da Educação por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, expõe as informações e procedimentos para a Avaliação Institucional a ser desenvolvida em 2010/2011, procurando incorporar as diretrizes, normas e recomendações contidas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Este documento apresenta as linhas gerais de como a Faculdade UNIPAC de Educação, Estudos Sociais e Ciências Jurídicas de Uberaba realizará sua avaliação institucional. Tendo em vista a sua migração para o MEC, ocorrida em abril de 2009, levará em consideração o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

A Proposta foi estruturada em duas partes. A primeira parte trata da Instituição e do seu Planejamento Estratégico; a segunda, do Programa de Avaliação Institucional.

O Programa abrange itens como:
• Avaliação Institucional: história, pressupostos teóricos, objetivos, dimensões, fundamentos legais e metodologia;
• diretrizes operacionais da auto-avaliação – etapas;
• perspectivas da avaliação;
• detalhamento da avaliação das dimensões;
• avaliação externa;
• utilização dos resultados obtidos nas avaliações;
• cronograma;
• consideração final.

A Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade UNIPAC de Educação, Estudos Sociais e Ciências Jurídicas de Uberaba espera cumprir o prazo estipulado pela CONAES e desenvolver seu Programa de Avaliação Institucional de forma que ele se torne um recurso estratégico de apoio à gestão, e realmente contribua para a melhoria da Instituição.

Objetivos - CPA

A avaliação institucional na Faculdade UNIPAC de Educação, Estudos Sociais e Ciências Jurídicas de Uberaba é compreendida como um processo que possibilita a transformação da Faculdade, evidenciando o compromisso desta com a construção de uma sociedade mais justa e solidária e, portanto, mais democrática e menos excludente.

A Avaliação Institucional busca alcançar os seguintes objetivos:

• avaliar a atuação da Faculdade UNIPAC de Educação, Estudos Sociais e Ciências Jurídicas de Uberaba como instituição de ensino visando a melhoraria do desempenho institucional;
• subsidiar de modo pleno a gestão acadêmica como instrumento de orientação a ações futuras;
• prestar contas de suas ações à sociedade.

De maneira específica, a avaliação na Faculdade UNIPAC de Educação, Estudos Sociais e Ciências Jurídicas de Uberaba se propõe criar condições para:

• desenvolver a cultura institucional de valorização da avaliação como pré-requisito para o (re)planejamento do desenvolvimento da faculdade e (re)definição de sua proposta pedagógica, com vistas a sintonizar a Faculdade UNIPAC de Educação, Estudos Sociais e Ciências Jurídicas de Uberaba com os desafios, anseios e necessidades do mundo contemporâneo e da sociedade;
• sensibilizar os segmentos acadêmicos e administrativos para reconhecimento da avaliação como um processo de melhoria da qualidade e da necessidade da participação de todos como recurso a ser utilizado para prestar contas à comunidade interna e externa em que a Faculdade UNIPAC de Educação, Estudos Sociais e Ciências Jurídicas de Uberaba está inserida;
• redefinir os objetivos institucionais, a fim de sintonizar a Faculdade com os desafios, anseios e necessidades do mundo contemporâneo e da sociedade;
• rever o Projeto Pedagógico Institucional e os Projetos Pedagógicos dos cursos, apontando mudanças quando necessário, buscando adequá-los às exigências de formação pessoal e profissional;
• subsidiar o processo de planejamento institucional;
• criar mecanismos, seja por meio de reuniões, de seminários, de debates, de publicações ou de outras formas, para implementar: as práticas filosóficas, políticas e a ética educativa; as relações sociais e as condições de trabalho, a eficiência administrativa e a eficácia dos processos interpessoais que se desenvolvem nas distintas instâncias.

O que é avalidado - CPA

A AVALIAÇÃO REALIZADA PELA CPA É NORTEADA POR 11 DIMENSÕES:

Dimensão 1: A missão e o plano de desenvolvimento institucional;
Dimensão 2: A política para o ensino de graduação e pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização;
Dimensão 3: A responsabilidade social da instituição;
Dimensão 4: A comunicação com a sociedade;
Dimensão 5: As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo;
Dimensão 6: Organização e gestão da instituição;
Dimensão 7: Infra-estrutura física;
Dimensão 8: Planejamento e avaliação;
Dimensão 9: Políticas de atendimento aos estudantes;
Dimensão 10: Sustentabilidade financeira.
Dimensão 11: A avaliação de cursos e avaliação de desempenho dos estudantes e sua influência nas ações institucionais.

Composição - CPA

- Delcira Aparecida Soares (Coordenadora)
- Tania Cristina Figaro Ulhôa (docente)
- Caren Malta de Resende Cruvinel (técnico-administrativo)
- Diana de Almeida Alves (técnico-administrativo)
- Fabrissio Dubiéla Evelin (discente)
- Felipe Riberti Eicardi (discente)
- José Eilson Câmara (representante da sociedade)
- Ricardo de Souza Teles (representante da sociedade)


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